Perguntas Frequentes

Além das brocas, o mercado oferece uma variada linha de acessórios que é possível encaixar na furadeira (dependendo do seu mandril). Mas o uso deles na furadeira não é indicado pelo fabricante, pois cada trabalho necessita de uma velocidade (rpm) e você pode danificar o seu equipamento, ou até mesmo causar um acidente realizando tais atividades. Por isso o uso desse equipamento é indicado para furar apenas.


Analisando as arestas do mandril você vai verificar se é necessário trocá-lo, se elas estiverem lisas é sinal de que a troca do mandril deve ser feita para a broca não girar em falso.

Primeiro você deve abrir o mandril até o final usando a chave de fenda philips ou torqs. Tira o parafuso e abrir o mandril, pega sua chave allen e fixa no mandril, aperte os orifícios e dê uma pancada no sentido anti-horário na ponta da chave allen.  Isso serve para todos os tipos de furadeiras de todos os fabricantes.

Eu encontrei um vídeo curto e explicativo: Como trocar o Mandril da Sua Furadeira.


12 Respostas para “Perguntas Frequentes”

  1. Tiago Silveira dezembro 27, 2014 1:56 pm #

    Quero comprar uma furadeira a bateria, para abertura de vias para escalada em montanha,mas nao sei qual a melhor

    • Admin fevereiro 9, 2015 2:38 pm #

      Oi Tiago, para realizar esse tipo de “trabalho” eu indico um martelete, por que nesse caso o que se considera é o impacto e a broca que será utilizada. Espero ter ajudado!!

  2. Luciano janeiro 27, 2015 11:17 pm #

    Olá! Meu nome é Luciano. Estou interessado em comprar uma furadeira profissional da Black & Decker modelo TM700K de 700w. Em média, ela custa R$ 100,00 menos que as concorrentes de mesmo porte. Para uso residencial e esporádico valeria a pena a compra ou você me recomendaria uma dessas da concorrência mesmo sendo mais caras. Não sei se essa marca é muito problemática. Obrigado!

  3. Anderson agosto 25, 2015 12:52 pm #

    Ola amigo tenho uma duvida para ser sanada ….O mandril 3/8 é melhor que o 13mm? ??

    • Admin agosto 25, 2015 2:19 pm #

      Olá Anderson, depende da sua necessidade, pois são medidas diferentes, o mandril de 3/8 serve pra brocas até 10mm a medida 13mm equivale a um mandril de 1/2″, sendo assim o mandril de 1/2″ é maior.
      Espero ter ajudado. Abs.

  4. Deborah dezembro 7, 2015 12:23 pm #

    Ola Luciano comprei uma furadeira hitachi FDV 16VB2 muito boa porem o mandril travou nao consigo tirar a broca não gira, não achei assistência técnica, vc teria como me orientar, grata.

    • Admin dezembro 7, 2015 12:41 pm #

      Olá Deborah, o ideal mesmo é você levar na assistência técnica, informe onde você mora que consigo algum endereço próximo.

      Abs

  5. Elcio dezembro 15, 2015 7:08 pm #

    Olá.
    Estou a procura de uma furadeira de impacto, a qual será utilizada de forma esporádica em concreto. Estou inclinado a comprar um produto da marca Black & Decker. Em um primeiro momento, selecionei três modelos, a saber: BD500, HD400 e TM500. Como as características básicas são praticamente idênticas, e todas me atenderiam, o que diferencia cada um desses modelos? Qual deles seria a melhor escolha? Desde já agradeço.

    • Admin dezembro 16, 2015 8:22 am #

      Olá Elcio.
      Os modelos HD400 e TM500 são muito similares, o que diferencia eles é o design da ferramenta, dependendo do trabalho que você vai utilizar elas não aguentam.
      O modelo BD500 parece uma boa escolha, porém, as especificações dela é um pouco diferente das outras duas, ainda assim você deve se atentar o material que vai furar.
      Por exemplo: se você vai usar na sua casa, para furar a sua parede, elas vão te atender perfeitamente, mas se você for usar no seu prédio, para furar uma pilastra elas não vão aguentar o tranco.
      Enfim, se você optar por essas máquinas, se atente ao trabalho que for fazer, com essas ferramentas em aplicações em concreto eu sugiro que você use uma broca pequena e depois vai apenas aumentando o tamanho da broca até chegar no tamanho do furo que você deseja e com muita calma ok!
      Se quiser optar por algo mais potente, acho que vale a pena investir em um equipamento como esse: Furadeira de impacto 1/2″ 650 watts com 1 velocidade variável e reversível – DWD502 – Dewalt
      Espero ter ajudado, abs!

  6. Daniel janeiro 18, 2017 8:30 pm #

    Boa noite! Para trabalhos em madeiras do tipo aroeira e eucalipto, qual a potência e a rotação da furadeira são mais indicadas, levando-se em consideração que serão longas jornadas de trabalho com a mesma?

Faça sua pergunta